3 Dicas para o pequeno negócio em momentos de Corona vírus

3 Dicas para o pequeno negócio em momentos de Corona vírus

Estamos vivendo um cenário, que jamais poderia ter sido imaginado…mas por outro lado, já encontramos pessoas querendo ganhar dinheiro, tentando vender soluções para negócios, pois eles já sabem lidar com a coronacrise.

Em primeiro lugar, como já sabem a solução, se ninguém nem sabia que isso aconteceria?

Realmente fico pensando no ser humano, no meio do caos tentando ganhar vantagem do outro. Entendo que existe aquele velho conceito, uns choram e outros vendem lenços. Acho deselegante nesse momento a venda de lenços.

Não me entendam mal. Temos muitas oportunidades, mas acima de tudo, acho melhor cuidarmos uns dos outros, ao invés de sugar a energia financeira. É uma opinião particular, eu respeito se a sua for diferente.

Peço cuidado aos pequenos empresários que estão vivendo o medo da falência. Não caiam nessa furada.

Acreditar em soluções para esse cenário de crise mundial é tão tosco, quanto fazer álcool gel em casa com vídeos do youtube.

Quem mais está sofrendo são os pequenos negócios, e campanhas para apoiarmos os comércios locais estão se fortalecendo nas redes sociais.

Queremos compartilhar 3 dicas que entendemos possíveis para os pequenos negócios, nesse momento:

1)reforce o seu compromisso com a causa de cuidarmos uns dos outros. Inclua os cuidados com seus colaboradores, suas famílias e sua rede de amigos e clientes;

2)use a criatividade, analise possibilidades de inovar no atendimento do cliente; é um momento de gerenciar essa crise, nós vamos passar por ela;

3)invista tempo no replanejamento do seu negócio, analise seu fluxo de caixa, reveja os custos, analise seus produtos e serviços, e organize três cenários para o seu negócio: o pior, o ideal e o esperado. Planeje!

Enquanto isso, permaneça em casa. Incentive seus clientes internos e externos nessa campanha, tudo vai passar mais rápido se todos ajudarem.

Da mesma forma, aproveito para sugerir que você desligue os noticiários, você já sabe que precisa lavar bem as mãos, usar álcool gel, e manter o resguardo.

Evite ouvir tanta desgraça, troque dor e medo por ser gratidão.

Eu iniciei no dia 16/03 o meu diário da gratidão. Também sou empreendedora e tive perdas nos negócios, contudo analisei minha vida e tinha mais para agradecer.

Em suma, pegue um caderno, sua agenda, folhas…coloque o dia e escreva: hoje sou grato por…coloque quantas coisas quiseres, não há um número certo, contudo, escreva com seu coração.

Tenha a certeza que vamos superar esse momento, e sairemos mais fortes e resistentes.

Um grande abraço online

Luciana Roberta de Moura

Professora e Consultora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *