Dforsys SAD: atrás dos bastidores

Neste post venho contar um pouco como o Dforsys SAD foi desenvolvido e de que forma foi estruturado para dar suporte à constante necessidade de inovação de qualquer empresa.

O problema:

O projeto de desenvolvimento do Dforsys SAD foi motivado depois de muitas implementações de ERP’s em clientes e a constante necessidade, em cada uma delas, de customizar o software para que o cliente pudesse ter acesso às informações desejadas. Esse processo de customização é um fator que impacta diretamente na implementação do projeto, pois envolve levantamento de requisitos, documentação, alteração de sistema, testes e homologações. Em resumo cada customização, por menor que seja, é sempre uma surpresa e na maioria das vezes, compromete o cronograma inicialmente planejado.

A solução:

Para resolver esse problema, partimos na concepção de um módulo que viesse à agregar funcionalidades à qualquer ERP. Por meio deste, qualquer informação disponível no banco de dados poderia ser disponibilizada para o cliente SEM NENHUMA CUSTOMIZAÇÃO. Para isso, vimos que um condição técnica era fundamental: precisávamos acessar diretamente no banco de dados as relações entre os campos das tabelas. Conseguimos isso inicialmente utilizando o banco de dados Microsoft SQL Server.

Indo além

Uma vez possibilitando amplo acesso aos dados, incorporando gradativamente novas fontes de dados (Oracle, arquivos csv, arquivos do excel, tabelas de páginas html, access, etc), vimos que podíamos ir além de simplesmente disponibilizá-los na tela na forma de planilha. Foi assim que surgiu a concepção do Monitor de Dados. Aproveitando todo o potencial do desenvolvimento em camadas e da lógica de programação orientada à objeto utilizada até então, concebemos o monitor de dados com o propósito de ir além!

E foi assim que nasceu o primeiro dashboard 100% configurável! Neste, além de ser possível salvar um número ilimitado de layouts por grupo de usuário, também permite a inserção de um número ilimitado de componentes para visualização dos dados. E foi aí, através de muita pesquisa e desenvolvimento, que conseguimos fazer com que pudéssemos inserir, além de gráficos e tabelas, QUALQUER TIPO DE ANÁLISE DE DADOS QUE QUISÉSSEMOS!!!

Uma de nossas primeiras análises foi a análise estatística bi-variada. Depois desta vieram os mapas, as nuvens de tags e a partir daí começamos a trilhar um caminho de inovação onde não conseguimos avistar o horizonte… havendo uma necessidade de análise de dados específica, podemos desenvolver, incorporar ao monitor de dados e disponibilizar para os nossos clientes e o melhor, sem afetar o que já está funcionando! Enfim, literalmente o melhor dos 2 mundos: poder customizar e inovar análises sem pagar o ônus das customizações tradicionais!

 

Ubirajara Theodoro Schier

Diretor Desenv. de Produto Dforsys

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s